terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Taekwondo Praia Grande entrevista: Ms Carlos Mariano

Boa tarde turma


Como prometido começamos a postar algumas entrevistas com grandes nomes do taekwondo nacional começamos pelo mestre campeão e promotor de evento o sr Carlos Mariano da academia MCM segue tambem seu curriculum como atleta.

Mestre Carlos Mariano

- Campeão Mundial de Duplas
- Bi Campeão no Aberto de Londres
- Bi Campeão Sudamericano Interclubes - Peru
- Tetra Campeão da Copa América
- Bi Campeão Festival InterContinental
- Campeão Bleck Belt USA
- Tetra Campeão Brasileiro
- Hexa Campeão Paulista




Mestre Carlos quando o sr iniciou no taekwondo e com quem .
Ms Carlos Mariano: Iniciei o Taekwondo WTF em Itaquera - SP na década de 80, meu então professor Emídio Watanabe foi embora pro Japão e eu me filiei a integração Liberdade com o Mestre Yeo Jin Kim ao qual permaneço até hoje. Após faixa preta pratiquei Hapkido, Jiu-Jitsu, para ter uma noção melhor sobre lutas e técnicas de solo, mas minha paixão, dedicação e empenho são para o Taekwondo.
Sou 6º Dan no Taekwondo, formado em educação física e aconselhamento metafísico, também cursei psicodinâmica aplicada em negócios, psicanálise de Freud, behaviorismo (manejo comportamental), orientação para resultados e motivação humana, estudada por: Pavlov, Watson, Skiner e Bandura, me tornando pioneiro no Brasil na aplicação da metafísica e do manejo da orientação para resultados (O.R.) em atletas e professores de taekwondo. O que representa um Know-how exclusivo na área de treinamento e nas aplicações de variadas metodologias.

Quantos anos o Sr tem de pratica.
Ms Carlos Mariano: vou fazer 27 anos de prática

O Sr tem um dos maiores grupos de taekwondo de SP conte um pouco como foi construir está marca.
Coordenar a equipe MCM Taekwondo Team é uma das maiores realizações da minha vida, ao longo destes anos, nos qualificamos, ampliamos o número de alunos e filiais (hoje são mais de 50 filiais e aproximadamente 1600 alunos), ganhamos títulos e reconhecimento nacional e internacional, em 2008, 2009 e 2010 fomos à equipe de taekwondo que mais cresceu em São Paulo e em 2012 ganhamos o título do Destaque esportivo Nacional como melhor administração do taekwondo pela Liga Nacional.
As dificuldades iniciais são as comuns da maioria dos professores de taekwondo que é não ver o taekwondo como negócio e que mesmo os projetos sociais tem que ser auto sustentáveis.

Como o Sr ver a evolução do taekwondo hoje
Mestre Carlos: Muito se fala em evoluir no taekwondo, mas a maioria dos dirigentes nao sabem o que fazer para evoluir, falta planejameno e falta visão empreendedora. Como vai crescer se nao tem politica para formação de profissional? Como vai crescer se nao há politica para formar estrutura e centros de treinamento para atletas de alto rendimento?
No Mundial na Coréia o Brasil não chegou nem perto das principais classificações, no Pan tirando o Márcio que foi prejudicado pela arbitragem os demais brasileiros nao foram bem. Hoje com tanto dinheiro que entra na CBTKD que podem ser investidos em atletas, professores e projetos visando a socialização do taekwondo, em minha opinião não estão sendo bem administrados.
Capacidade e potencial de atletas não faltam para o Brasil, o que falta é uma boa equipe com treinador e técnico competentes, nutrólogo, endócrino esportivo, terapeuta com experiência em manejo comportamental e motivação humana, uma meta planejada com toda equipe, inclusive e fundamentalmente com os atletas que vão compor este grupo. Isso sem falar na remuneração destes profissionais e atletas, ai sim começará a ter resultados significativos para o país.


Sabemos que o Sr também e promotor do evento Intercontinental o mesmo já teve 8 edições e já atendeu mais de 7 mil atletas (aproximado)nas 8 edições o que o Sr pode falar de uma próxima edição e se haverá.
Mestre Carlos: O Festival Intercontinental é um dos maiores eventos da Liga Nacional junto com a Copa América, mas pra organizar um evento desse porte com boa premiação, brindes para atletas e dirigentes, além de Hotel para os Mestres fica muito caro e depende de patrocínios e convênios.
Acredito eu se encontrar-mos bons parceiros a Liga Nacional organizara com qualidade, mas a palavra final é do Presidente.

Como o Sr vê o futuro da LNT perante a CBTKD e uma possível integração dos atletas da LNT para eventos da CBTKD.
Mestre Carlos: Há mais entre o céu e a terra do que nós imaginamos. Neste momento acredito que a LNT deva se empenhar apenas em seus filiados, fazer o dever de casa e investir em crescimento.
Muitos da CBTKD ao meu ver nao querem integração com a LNT.

Cite um momento marcante dentro do taekwondo para o Sr.
Mestre Carlos: São varios, desde a primeira viagem internacional pra competir, os pódiuns que tive a oportunidade de subir, o desenvolvimento de meus alunos, quando vejo eles conquistando a sonhada faixa preta, os 5 mestres que ja formei e indo para o 6º, cada nova filal, cada aluno que vejo conseguindo fazer o que antes era dificil pra ele...

Fale um pouco mais do seu site e que encontramos lá
Mestre Carlos: www.mestrecarlos.com.br lá voce encontra o curriculo de graduação para ajudar didaticamente os alunos, resultado das graduações, principais atletas da nossa equipe, onde treinar, galeria com nossos faixas pretas e muito mais... faça uma visitinha.

Cite um(a) atleta que o Sr gostaria de ver ganhando uma medalha olimpica
Mestre Carlos: a Natália por tudo que ela fez e faz para o taekwondo competitivo Brasileiro e para o Márcio que é um bom exemplo de praticante de taekwondo e ser humano.

Deixe um recado aos seus atletas e companheiros de faixa.
Ms Carlos Mariano: Agradeço e muito por poder colocar parte do meu ponto de vista nesta entrevista, torço e trabalho muito para desenvolver nossa modalidade. Para os parceiros meu muito obrigado, para os interessados em crescer no taekwondo administrativamente contem comigo.

Coisas que não ligamos...mas que deveriamos

Boa tarde turma e leitores.


Muitas vezes vamos a campeonatos, somente usamos criticar sem ver que o evento realmente dá, vou citar alguns exemplos dentro da FTP e da FETESP.

Quando vamos a um evento vemos:

1º preço
2ºmedalhas
3ºcomodidade.

São até intens validos só que ninguem se preocupa muito com localização, quantidade de quadras, medicos, se o evento fornece pontos para ranqueamento coisas do tipo.

Vamos aos comparativos:

Copa America
quantidade de quadras de 3 a 5
medico
staff
local confortavel
brinde
banheiros
area de venda
restaurantes proximo ao local
ponto de taxi

Algo inedito do evento trouxe o seminario com campeão olimpico alem de outros cursos de capacitação e a percusão coreana.

Algo a não acontecer mais os atrazos que são até comuns nos eventos no brasil todo

Infelizmente o local não oferece uma area de playground, estacionamento ou fraldario pois nos eventos recebemos mamães...não.

Brazil Games

quantidade de quadras de 4 a 6
medico
staff
local confortavel
brindes
banheiros
area de venda
ponto de taxi

Algo inedito do evento trouxe diversos atletas de nivel olimpico alem de outros cursos de capacitação e o grupo Taekwondo Legends e o Taekwondo Peace Corps

Algo a não acontecer mais os atrazos que são até comuns nos eventos no brasil todo
O evento oferece uma area de play amplo estacionamento mas tambem não oferece fraldario e um unico restaurante dentro do local.

Lembrete que há nos eventos translados para equipes de fora do pais as vezes oferecem um guia da cidade onde ir e onde comer, da valor aos locais da cidade como bares e restaurantes, tambem oferecem local as equipes como hoteis, pousadas e escolas as equipes mas muitas vezes longe do local do evento ou longe de qualquer opção de entreterimento.

O que quero dizer que os promotores do taekwondo tem que se atentar mais pois com o aumento do publico que assiste e consome o evento deste a inscrição a compra de produtos na cidade, digo oferecer o diferencial a atletas, tecnicos, dirigentes e publico.

Comparamos os eventos Brazil Games e Copa America só como modelos para que as pessoas possam vizualizar o que as pessoas necessitam e procuram em um eventos, pois já passou o tempo que se ia ao campeonato e se sentava no chão sujo e sem banheiro.


Aos organizadores Daniel Melo e Yeo Jun Kim agradecemos por propocionarem não só um evento de taekwondo e sim a cada ano a evolução e espetaculo no esporte e que citamos os eventos por serem os 2 maiores de São Paulo.

Queremos que a pessoas utlizem esses eventos não como comparativos mas sim como produtos pois temos que ir a eventos que nos ofereçam algo inesquecivel e bom de lembrar que somente medalha

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fim de uma era...ou o começo da renovação

Guilherme Dias (DF) é o novo representante da categoria -58Kg da Seleção Brasileira. Para conseguir este título, o atleta teve que passar por Márcio Wesceslau (SP) nas semi-finais (8x5) e por Arnoldo Bevenotti (SC) nas finais. A disputa final foi emocionante com decisão no Golden Point. O placar no tempo normal foi de 15x15. Katia Arakaki (SP) manteve sua posição de titular, vencendo nas finais a atleta Iris Tang (AP) por 7x6.

Lembrete o Marcio serviu a seleção por mais de 10 anos não sabemos se ele continuará a servir nosso pais com o 3ºlugar será bem dificil ou não o novo titular ganhou por sorte ou por merito...cabe a cada um se perguntar particularmente acho que já tinha que haver uma mudança é essa parece a 2ºreal mudança na nova gestão da CBTKD.

Mas deixo a mesma pergunta que fiz ao Marcio no chat do terra ano passado, o que vc fará da vida após seleção, qual caminho seguir, fica a duvida mas gostaria de deixar meus parabens a esse jovem senhor que fez e faz muito pelo taekwondo nacional, esperamos que de tudo certo em qualquer jornada que escolher.


Eu quase chorei por ver o marcio fora da titularidade pois vimos como foi dificil todas as situações deste do PAN até essa ultima seletiva, pois não tem como se emocionar com a historia deste menino que marcou o taekwondo brasileiro eu somente espero que no futuro o Marcio tenha um suporte da confederação pois assim como o Fabio, Belmiro,Fred entre tantos outros campeões tiveram a oportunidade de estar trabalhando como tecnicos e auxiliares esperamos que não o descartem siplesmente e sim o integrem como se fez com um monte de gente.

PG é selecionada para receber delegações olímpicas

Município teve três ginásios selecionados
Praia Grande está entre as cidades indicadas pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 que receberão delegações de outros países na fase de treinamentos que antecede ao evento. O Município teve três ginásios selecionados: Falcão (Bairro Mirim), Rodrigão (Tupi) e Magic Paula (Antártica).

“Praia Grande construiu uma estrutura de equipamentos esportivos voltada ao trabalho com jovens e também recepção de grandes eventos. O Comitê Organizador entendeu que nossas instalações estão no nível de qualidade necessário para atender esses atletas”, comentou o secretário de Juventude, Esportes e Lazer do Município.

Praia Grande já se firmou como sede de grandes eventos esportivos. Destaque para os Jogos Regionais (2005), Abertos do Interior (2007), Estaduais do Idoso (2005 e 2007) e Mundialito de Caratê (2007). A Cidade recebeu também competições de nível estadual e nacional de judô, ciclismo, tênis de mesa, natação, ginásticas artística e rítmica, motocross, kart, atletismo, entre outras modalidades.

O Município dispõe de equipamentos construídos com tecnologia de ponta. São cinco poliesportivos nos bairros Caiçara, Sítio do Campo, Samambaia, Mirim e Boqueirão, além do Mirins III, no Forte, ginásio totalmente reformado para uso de atletas portadores de necessidades especiais. Outros destaques são a pista de atletismo com material idêntico ao das instalações das duas últimas olimpíadas e a piscina semi-olímpica coberta e aquecida.

O secretário ressaltou também que a estrutura hoteleira da Cidade fez diferença na escolha do Comitê. Equipadas com salões de jogos e de tevê, piscinas, churrasqueiras, quadras esportivas e restaurantes, as colônias de férias de sindicatos de trabalhadores garantem padrão de conforto encontrado em hotéis de três e até quatro estrelas. O complexo conta com 66 colônias, a maioria concentrada ao longo da Avenida dos Sindicatos, no Bairro Mirim. São mais de 7 mil leitos disponíveis.

SuperEscola - Os equipamentos esportivos que sediam grandes eventos também são utilizados por cerca 20 mil alunos no programa SuperEscola – projeto inédito de inclusão social, voltado a estudantes da rede pública de ensino. São atividades esportivas e culturais no período oposto ao do ensino regular. Outro objetivo é estimular os estudos: o estudante só pode fazer parte do programa se apresentar bom rendimento escolar. Atualmente, a rede municipal oferece 18 modalidades esportivas, oficinas e cursos. São aulas de teatro, violão, caratê, judô, futebol, futsal, handebol, basquete, esportes náuticos, atletismo, capoeira, skate, ginástica artística, taekwondo, damas, música (percussão e flauta doce), coral e artes manuais.



Pergunta:


Será que a cidade está realmente preparada para receber gringos, pois se não estiver deveremos ter milhares de funcionarios treinando outros idiomas deste de já pois 2016 já está ai, e outros itens como segurança, transportes e saude são temas bem preocupantes nos dias de hoje.

Entrevistas

Boa tarde


Em breve estaremos postando mais entrevistas com atletas, mestres, dirigentes e celebridades do taekwondo nacional.


Aguardem.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Copa America de taekwondo 2012

Boa tarde turma

Na data de ontem 28/01/2012 eu junto da familia Silva subimos o morro para ir até a cidade de São Jose dos Campos para participamos da copa america, o evento em si estava muito bonito em alguns momentos chegamos a pensar que era o campeonato mineiro ou baiano pois estava bem cheio com essas delegações brincadeiras a parte vamos ao que aconteceu.

Chegamos por volta de 07:50 da manhã no local demos com a a cara na porta pois a turma estava montando as 3 quadras mas foi franqueada a entrada a todos exatamente as 8:00 da manhã, o credeciamento que era para as 7:30 foi realizado as 8:34 sendo um atraso fora do comum sendo que já fui ao mesmo evento e local uma outra vez e se obedeceu o cromograma certo....mas fazer o credenciamento, pesagem e receber as pulseiras e camiseta foi rapido.

Proximo da 10 da manhã apos a apresentação do Brazilian taekwondo demostration veio a vez dos poomsaes e hamadang, eu até este momento não tinha visualizado as chaves das lutas.Segue a programação:

28/ Jan (Sáb)   Ginásio Tênis Clube – São José dos Campos (SP)
    
07h -08:30   Pesagem e credenciamento
       08h              Congresso Técnico/ Reunião dos Mestres
                           Início das lutas masculino preta
       08:30h         Início do Budo (Poomse/TaeFit/ demais)
                           Apresentação Int´l de Projetos Sociais e Colégios
                           5º Encontro Int´l de Atividades Lúdicas
       10h              Início do Miss (eliminatória) / Reunião dos árbitros  
       11h              Cerimônia de Abertura
                           - Desfile dos participantes;
                        - Homenagem Destaque Esportivo Municipal;
                        - Homenagem das equipes participantes;
                        - Lutas de Duplas
                           - Miss Taekwondo América (final);
       13h              Início das lutas infantis
       16h              Exame nacional de faixa preta e mestre
       16h              Início das lutas juvenis
       18h              Início das lutas por equipe de três
*obs em vermelho as coisa que não obedeceram o cromograma do evento


Esta é a programação oficial do dia de sabado mas como vi nenhum dos itens até as 17:00 horas batia com a programação é o nosso unico ponto negativo do evento mas a qualidade e dedicação em organizar o mesmo a 5 anos e com muita maestria fica por conta do mestre Daniel Melo que mesmo muito atarefado nos agracedeu pela divulgação gratuita do evento.

Espero que entenda as criticas que são até normais e esperamos poder ajudar a divulgar a 6º edição da copa america em 2013 e que todo povo da LNT colabore mais não só enviando alunos ao evento mas tambem na parte operacional do mesmo pois temos que construir uma base solida para termos um muro forte fica a dica


Mas vamos aos resultados com 2 atletas Praia Grande levou 3 ouros com as alunas do mestre Daniel Ravazzani da academia Red Tiger que são a Gabriely Silva com 1 ouro e a Eduarda Silva com 2 ouros, saimos super contentes do ginasio com o que vimos e com o resultado das 2 meninas de ouro da familia Silva meu agradecimento vai para o sr Ronni e a sra Elizangela que me deram carona para ir ao evento, ao mestre Daniel Ravazzani que confiou em mim para ser tecnico das meninas ao mestre Daniel Melo pelo carinho e respeito e pela promoção do evento Copa America de Taekwondo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

eliminatorias na Europa

O Torneio de Qualificação Europeia para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 terá início no Palácio das Artes Marciais, Bares Ak, em Kazan, na Rússia, em 27 de janeiro de 2012 para uma corrida de três dias.



A importância do torneio não pode ser subestimada, porque será a última chance de obter um bilhete para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.



Para melhor atender o crescente interesse da mídia internacional e fãs taekwondo em todo o mundo, a Federação Mundial de Taekwondo vai viver-stream este evento em sua,
plataforma WebTV avançada,www.wtf-taekwondo.tv para ver todas as semi-finais, e disputas de 3º lugar e finais, bem clique aqui
 para ver a tabela de tempo de transmissão ao vivo.

 O resultado da concorrência será também postou em tempo real no site do sistema de resultado. Clique aqui para ver o resultado ao vivo.



Um total de 120 atletas de 39 países participam no torneio, e só três melhores atletas em cada categoria de peso será premiado com um lugar de contingentes para a Londres 2012 Jogos Olímpicos.



O número de atletas participantes foi alterado 119-120 devido à retirada da Islândia de dois atletas e novo registro de três atletas da Romênia.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Procedimentos exigidos para participação no Seminário dos Lopez

Lembramos a todos os participantes do I Seminário Olímpico Internacional de Taekwondo os seguintes tópicos:

- Todos deverão apresentar o comprovante de depósito original;
- Os que ainda não fizeram depósito poderão fazer o pagamento no local do evento;
- No credenciamento será fornecida uma pulseira de identificação para ingresso no local do seminário. Não será permitida a entrada sem a referida pulseira;
- Em Aracaju estaremos efetuando o credenciamento na quinta-feira, dia 26 de janeiro, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, no Ginásio Constâncio Vieira;
-Em casos excecionais com justificativa, o credenciamento será feito no local do evento das 7h30 às 8h30.

Este procedimento de credenciamento será igual para todas as etapas do Seminário (Aracaju, Rio de Janeiro e São Paulo). Os dados para inscrição e pagamento estão nos seguintes links:

- Aracaju – 27 de janeiro;
- Rio de Janeiro – 3 de fevereiro;
- São Paulo – 5 de fevereiro.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Direto da WTF 119 atletas se enfrentam durante as últimas 24 vagas para Londres

 Tradução livre

O Torneio de Qualificação Europeia para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 será realizado no Palácio das Artes Marciais `Ak Bars`, em Kazan, na Rússia, em janeiro 27-29, 2012.


O Torneio de Qualificação Europeu será o torneio de qualificação sexta e última para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 em que um total de 119 atletas de 39 países vão participar e só os três melhores atletas em cada categoria de peso será premiado com um lugar quota para os próximos Jogos Olímpicos .


O próximo evento está prevista para ser muito emocionante, uma vez que foi provado no Torneio de Qualificação Mundial em Baku, no Azerbaijão em junho de 2011 onde os países europeus dominaram o quadro de medalhas ganhando 11 dos 24 lugares quota.


Os favoritos tradicionais que underachieved em Baku, tais como Espanha, Turquia e Alemanha são esperados para maximizar esta última oportunidade, em Kazan. A Turquia venceu apenas um lugar de quotas em Baku no ano passado, enquanto a Alemanha e Espanha não conseguiu vencer em qualquer lugar.


Além disso, muitos atletas de primeira linha estarão competindo em Kazan. Por exemplo, Joel Gonzales da Espanha, que ocupa topo no Homens com 58 kg do Ranking Mundial de WTF e ganhou a medalha de ouro em 2009 e 2011 WTF World Championships estarão competindo.


Outro atleta notável é Gentil Pacal da França que ganhou uma medalha de bronze nos de Sydney 2000 e Atenas 2004 Jogos Olímpicos. O veterano vai competir no próximo torneio com a esperança de se classificar para sua terceira Olimpíada.

 


Click here Clique aqui para ver a lista de atletas com Ranking para o Torneio Europeu de Qualificações. (A lista pode ser sujeito a alterações)


Através de seis torneios de qualificação, incluindo o próximo torneio europeu, a lista de 120 atletas qualificados para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 serão concluídos. Em cima disto, o país anfitrião, a Grã-Bretanha foi automaticamente premiada com quatro lugares, enquanto os outros quatro lugares serão alocados por meio de consulta tripartite entre os, WTF COI e Associação de Comité Olímpico Nacional (ACON), chamado "wild card" . Um total de 128 atletas de taekwondo vai competir pelo seu sonho olímpico em Londres, de 08-11 agosto de 2012.

28º CURSO DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS INSTRUTORES E MESTRES DE TAEKWONDO

Data:
28/01/2.012 – 6ª FEIRA – DAS 9H:00 ÀS 19H:00 (5ª Copa América)

Locais:
Câmara Municipal de São José dos Campos (Das 9 às 16h – Teórico)
R. Desembargador Grancisco Murilo, 33 – Sta. Luzia

Academia Dragões – S. J. dos Campos (Das 16 às 19 h – Prático)
Pça. Cândido Dias Castejon, 34 – Centro

Palestrantes:
GM Sang Min Cho – Pai do Taekwondo Brasileiro
Tema: Postura de um Educador Social
Ms. Kyong Hun Kim – Campeão Olímpico Sidnei 2000
Tema: Competição
+ 3 especialistas na área científica!

Investimento:
R$ 100,00

1º seletiva em Praia Grande

 
Caros mestres e professores venho por meio desta informar que no dia 08 de fevereiro, 4ª feira a partir das 19:00 na fábrica do esporte, localizada na rua mococa, 682 no bairro do boqueirão, faremos a 1ª seletiva de taekwondo para a formação da equipe de praia grande que disputará os Jogos Regionais 2012, segue em anexo o panfleto explicativo, espero contar com vossa presença para que possamos fazer do taekwondo de Praia Grande cada vez mais forte. Em breve encaminharei o regulamento completo para os atletas.

Sem mais, agradeço a atenção.

Mestre André Marques
Técnico Pedagógico Desportivo Taekwondo - Sejel/Praia Grande

CREF 013737-G/SP