sexta-feira, 5 de outubro de 2012

TAEKWONDO NEWS - Lançado o site dos Jogos Abertos de SP



Foi apresentada a identidade visual dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, em sua 76ª edição, que serão realizados em Bauru de 12 a 24 de novembro. Bauru volta a sediar o evento após 42 anos.

A apresentação, no auditório do Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva” contou com as presenças do prefeito Rodrigo Agostinho, o secretário da Semel, Roger Barude Camargo, o Coordenador de Esportes da Secretaria de Esportes Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Mário Bortoluzo, o Chefe dos Jogos Abertos de Bauru, Maurício Pereira Lisboa, a delegada regional de Esportes, Michele Obeid, secretários municipais, integrantes da Comissão de Vistoria dos Jogos e da Comissão de Organização do evento em Bauru.




LOGOTIPO
Para o desenvolvimento da marca dos Jogos Abertos de Bauru, buscou-se inicialmente um referencial que pudesse ligar a imagem do evento a alguma característica da cidade. Um símbolo que pudesse representar, ao mesmo tempo, todos os atributos positivos ligados a um evento esportivo e a própria cidade, que simbolizasse os integrantes de uma equipe, um time com os mesmos ideais e objetivos. Através do movimento dos grafismos, agregou-se velocidade às linhas do monumento do Parque Vitória Régia deixando-o mais leve, solto e dinâmico. A combinação de tons teve como base o verde, amarelo e vermelho, cores características da cidade. Com letras fortes e de fácil leitura, todo o conjunto ganha impacto e o nome da cidade fica em grande evidência.

MASCOTE



No processo de escolha de um personagem para representar os Jogos Abertos de Bauru, o desafio era encontrar um mascote que pudesse transmitir vários conceitos positivos para este grande evento esportivo.

Apesar de ser um animal característico da região, atualmente o tamanduá-mirim é muito pouco encontrado na natureza e necessita de todos os cuidados para a preservação de sua espécie. Muito além de simplesmente criar uma figura, o intuito sempre foi utilizar um mascote que pudesse chamar a atenção das pessoas, tanto crianças quanto adultos, para o cuidado com os animais em geral. Dessa maneira, abre-se espaço para campanhas em paralelo visando à preservação não só do próprio tamanduá-mirim, mas também de outros animais em processo de extinção, além de estimular a conscientização ambiental e ecológica através de ações em conjunto com o Zoológico Municipal de Bauru.

Com todas as suas qualidades, o tamanduá-mirim atendeu muito bem a estes requisitos. Sua imagem é de um animal pacífico e amistoso, que atrai a simpatia e confiança das pessoas. Mesmo mantendo seu uniforme esportivo com o predomínio de verde, amarelo e vermelho, as cores da bandeira da cidade, optou-se por um personagem com aparência menos atlética para torná-lo ainda mais simpático e fofinho, gerando uma maior proximidade com pessoas de todas as idades.

Até mesmo o seu abraço característico pode ser muito bem explorado, afirmando que a cidade inteira estará de braços abertos para receber todos os atletas, delegações, torcedores e visitantes que vierem acompanhar o evento. Por não ser, tradicionalmente, uma figura muito utilizada, sua imagem torna-se ainda mais forte e marcante, transferindo aos Jogos Abertos de Bauru toda a personalidade e impacto que um evento deste porte merece.

SITE
Além de uma ferramenta de trabalho para Comitês Dirigente e Organizador, o site oferecerá as informações oficiais necessárias para quem participa diretamente da competição – dirigentes e atletas-, imprensa e a todos os interessados em acompanhar programação, resultados, quadro de pontuação, matérias, fotos, e também aos visitantes que queiram conhecer um pouco mais sobre Bauru.

Clique aqui para acessar o site.

OS JOGOS
Duzentos e setenta e sete municípios estão classificados para os Jogos Abertos de Bauru. Este número poderá variar ao final do período de inscrição, caso algum município desista de participar, o que será conhecido no início de outubro, no entanto, a expectativa é de participação de mais de 250 municípios.

A programação dos três primeiros dias de competições sairá no dia 27 de outubro, às 10h, no Espaço Bauru, quando será realizado o Congresso Técnico com os sorteios de chaves e grupos.

A programação extraoficial já está disponível no site dos Jogos. O dia 12/11 é reservado para a entrega de relações nominais, ou seja, os municípios dentre os 277 classificados que realizarem inscrição até o início de outubro, confirmam essa inscrição no dia 12/11. O dia 13/11 é reservado para os ajustes necessários e conferências e as competições começam efetivamente no dia 14/11, seguindo até o dia 24/11, sábado.

No dia 16/11, às 19h, será realizada a solenidade oficial de abertura, no Sambódromo. A solenidade contará com entrada das Bandeiras, desfile das delegações das cidades participantes, entrada do fogo simbólico, acendimento da pira olímpica e juramento dos atletas. A organização dos Jogos prepara surpresas para os atletas e população que prestigiar o evento.

No dia 18/11, domingo, às 10h, tem a eleição para a escolha da cidade-sede de 2014, no auditório da Instituição Toledo de Ensino, ITE, onde funcionará os Comitês Dirigente e Organizador e a Assessoria de Imprensa dos Jogos Abertos do Interior-2012.

No dia 24/11, a cerimônia de encerramento será realizada no Ginásio de Esportes Panela de Pressão. O horário exato vai depender da tabela de competições, mas inicialmente está prevista para o período da tarde. Nesta cerimônia premiam-se as cidades vencedoras na 1ª e 2ª divisões, de 1º a 3º lugares, é apagado o fogo simbólico e feita a passagem da Bandeira dos Jogos para o representante da cidade de Mogi das Cruzes, que será a sede em 2013.

Quanto à Divisão Especial, são equipes que disputam competições nacionais, convidadas a participarem dos Jogos Abertos do Interior.

Bauru está confirmada na Divisão Especial com o Basquete Masculino e possivelmente o Futsal Masculino. As demais modalidades disputam na 1ª Divisão.

A 1ª Divisão conta com 15 cidades classificadas: Bauru, Americana, Guarulhos, Jundiaí (somente com ginástica rítmica), Marília, Pindamonhangaba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Os demais municípios estão na 2ª Divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário